Home
Comissões
Trabalhos científicos
Simpósios propostos
Palestrantes convidados
Programação científica
Extensão em Geriatria
Inscrições
Programação social
Patrocinador & Expositor
Secretaria executiva
Local do evento
Agência oficial de turismo
Área restrita
Trabalhos científicos
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TEMAS LIVRES

Os trabalhos científicos deverão ser enviados exclusivamente através do menu Área restrita no site do evento.

Data limite para submissão de Temas Livres: até às 18:00 (horário de Brasília) do dia 6 de março de 2018.

O autor que irá apresentar o trabalho deverá estar inscrito no evento e com a inscrição paga antes do prazo para que o módulo de submissão de trabalhos seja liberado.
  • Os pagamentos feitos com cartão de crédito tem liberação automática imediata, pois o pagamento é online.
  • Os pagamentos feitos através de boleto, depósito ou transferência bancária dependem de compensação e informação dos bancos. Nestas modalidades o pagamento deverá ser feito até 01/03/2018 para que haja tempo suficiente para compensação e baixa no sistema.
Os resumos dos trabalhos serão classificados pela coordenação em uma das categorias:
  1. Geriatria
  2. Gerontologia
  • O título deve ter no máximo 100 caracteres (incluindo espaços). Deve ser conciso e relacionado aos objetivos e resultados do estudo.
  • O corpo texto do resumo deverá ter no mínimo 150 palavras e no máximo 250 palavras.
  • Devem conter: título, nome dos autores, instituição ou serviço dos autores. O resumo deverá ser digitado em corpo único, no formato estruturado:
    • Estudos baseados em método analítico (ensaios clínicos, estudos tipo caso-controle, estudos de coortes, etc.) devem ter as seguintes seções: 1) Objetivos; 2) Método; 3) Resultados; 4) Conclusões.
    • Estudos não baseados em método analítico (relatos de caso, descrição de séries, etc.) devem contar com as seguintes seções: “Introdução, “Relato de Caso” ou “Descrição de série”.
  • Referências bibliográficas não devem ser incluídas no Resumo; sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas.
  • 3 palavras-chave deverão ser encaminhadas, baseada na terminologia adotada pelo DECS (consulte o link:http://decs.bvs.br).
Informações importantes
  • Não é permitida a inclusão ou envio de figuras, gráficos ou tabelas.
  • Não são permitidas, sob quaisquer pretextos ou circunstâncias, alusões, agradecimentos ou referências que possam caracterizar divulgação comercial de produtos, equipamentos, seus fabricantes ou distribuidores. Medicamentos devem ser citados pelo nome farmacológico do(s) princípio(s) ativo(s), enquanto equipamentos, pelo fabricante e modelo do produto.
  • Não serão aceitos temas livres extraídos de artigos já publicados até a data de submissão. Entretanto, caso o artigo tenha sido submetido e esteja em processo de revisão ou aguardando publicação, o tema livre poderá ser submetido.
  • No corpo do texto, não deve(m) constar o(s) nome(s) do(s) autor(es).
  • Poderão ser incluídos até seis autores para cada tema livre. Insira os autores na ordem desejada. Esta ordem não poderá ser alterada, uma vez submetido o Tema Livre.
  • Não serão aceitos resumos de trabalhos de revisão de literatura, a exemplo de revisões livre, sistemática, integrativa, ou outras de natureza semelhante.
  • Só serão analisados os temas livres que tenham pelo menos um dos autores inscritos no CBGG/2018.
  • Serão aceitos 03 (três) trabalhos por autor. Aqueles que já tiverem atingido este número somente poderão ser listados em outros trabalhos como coautores.
  • Será emitido 01 (um) certificado eletrônico por trabalho apresentado. Os certificados não serão impressos pela organização do Evento, ficando disponível na área restrita do autor que submeteu o trabalho após a realização do Evento.
  • A SBGG, a Comissão Organizadora e a Comissão de Temas Livres do Congresso não se responsabilizarão pelo conteúdo dos pôsteres digitais, sendo isso de inteira responsabilidade dos autores, assim como não se responsabilizarão pelos custos de transporte, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos, quer aprovados para pôster quer para apresentação oral.
  • O cancelamento e reembolso da inscrição (todas as categorias) só poderá ser efetuado se solicitado até o dia 22/05/2018 através do secretaria@cbgg2018.com.br junto com a informação dos dados bancários do inscrito. O reembolso da inscrição será efetuado após a realização do evento, sendo descontado 40% (quarenta por cento) do valor referente à taxa administrativa. Não serão atendidos cancelamentos solicitados a partir de 23/05/2018.
  • A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.
  • Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.
Apresentação dos Temas Livres
  • Serão selecionados pela Comissão para apresentação nas seguintes modalidades:
    • Oral
    • Pôster eletrônico
  • Anteriormente à abertura do Congresso, os autores serão informados por e-mail em qual modalidade foi classificado.
  • Serão publicados na revista Geriatrics, Gerontology and Aging (seção de Artigos Especiais), os temas livres apresentados na forma oral. Será facultada ao autor, ao final do Congresso, a publicação do estudo completo, se os mesmos preencherem os critérios científicos e as normas da revista.
  • É imprescindível enviar o Power point de acordo com as configurações abaixo para apresentação (pôster digital) até 29/05/2018. Resumos enviados sem os respectivos arquivos serão automaticamente desclassificados.
  • Apresentação no formato pôster digital:
    O PowerPoint deverá ser programado da seguinte forma:
    • Apresentação dos slides em modo automático
    • Duração máxima: 7 minutos (a ser apresentado no modo "loop" do Power Point)
    • Tamanho máximo do arquivo: 100 MB
    • Formato retrato (vertical) em banner 4:3 (apresentação da tela)
    • Como sugestão o trabalho deverá ter de 8 a 12 slides e contemplando: Título + autores + Serviço (1 slide); Apresentação + introdução + objetivo (1 a 3 slides); Metodologia (2 a 3 slides); Resultados (3 a 4 slides); Discussão (1 a 2 slides); Conclusão (1 slide).
    Observação importante: não será permitido substituição de arquivo para apresentação (Power point) após o prazo de submissão de trabalho pelo site ou no media desk no local do evento.
  • Apresentação no formato oral:
    • Cada tema livre selecionado para apresentação oral não poderá ultrapassar 10 (dez) minutos de exposição, a ocorrer em horário e local a serem publicados na Programação do evento, obedecendo rigorosamente à ordem programada.
    • Ao Presidente da sessão e demais membros avaliadores, serão reservados 5 (cinco) minutos para debater cada tema apresentado.
    • No impedimento do apresentador qualquer um dos autores poderá substituí-lo.
Após a submissão do trabalho o autor receberá a confirmação através do e-mail de contato informado na inscrição. Esta mensagem de confirmação é a garantia que o trabalho foi enviado corretamente. Caso não receba o e-mail com a confirmação de submissão o autor deverá entrar em contato com a secretaria executiva do evento antes do prazo final de submissão.

Premiação

Os 3 melhores trabalhos de geriatria e de gerontologia serão premiados com certificado especial.
Os trabalhos classificados em primeiro lugar, tanto de geriatria quanto de gerontologia, serão premiados com um pacote completo para um dos autores (inscrição, passagem aérea e hospedagem) para a edição seguinte do CBGG.
Os trabalhos classificados em segundo e terceiro lugares, tanto de geriatria quanto de gerontologia, serão premiados com a isenção da inscrição para um dos autores na edição seguinte do CBGG.
A entrega dos certificados de premiação será na sessão plenária de encerramento do congresso.

Para mais informações enviar e-mail para trabalhos@cbgg2018.com.br